antonio-bidarra-o-caminho-da-serpente

O caminho da serpente

Artista Plástico  |  António Bidarra

Exposição  |  Emoções

Curadoria   |   Eduarda Oliveira

Comissário Local   |   Leonel Alves

Ouvir o áudio da Obra  

Locução Joaquim Franco

 

A Obra

A obra da autoria de António Bidarra intitulada “O caminho da serpente”, é uma assemblage sobre tela com 60 cm de altura e 70 cm de largura pintada de branco, utilizando materiais vários como cartão, plástico, metal, papel de alumínio e vime, que pretende evocar emoções como a surpresa ou o medo que frequentemente surgem associadas.

 

Inicie o seu percurso no canto inferior esquerdo e contornando pela direita toda a tela vai encontrar um caminho de pedras de cor verde que desafiam o equilíbrio até chegar a uma plataforma giratória metálica como entrada para um mundo desconhecido. Será uma prisão? Ou pelo contrário o paraíso perdido da Liberdade? Seguindo um rasto de cor azul de uma serpente, entre dois rolos de arame, que provavelmente se escapou do cesto de vime do encantador, igualmente de cor azul, acabamos por a encontrar no canto superior direito da obra. No entanto, no topo à esquerda da obra, inesperadamente, jaz no lago, representado por papel de alumínio, uma desconhecida com o corpo parcialmente submerso! Também alguns achados inesperados e aparentemente desenquadrados são possíveis de descobrir, explorando a obra na sua totalidade, como uma sepultura, uma bandeja que apresenta, e de onde é possível retirar, duas pequenas esferas oculares, uma caixa que oculta, qual caixa de Pandora, algo indefinível e inesperado, uma mola fixa que cai e sempre pode voltar ao ponto de fixação, ou uma esfera de cor rosa intensa, com uma superfície pontiaguda presa em cratera pouco profunda. Os mistérios não são todos revelados nesta obra, tal como na vida, havendo sempre lugar à perseverança na busca da verdade, da integridade e da justiça.

O Artista

 

Formação artística em Pintura e Desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) e no Centro de Arte e Comunicação (Ar.CO). Desde 1998 que realiza exposições individuais e participa em coletivas.

antonio-bidarra-o-caminho-da-serpente
antonio-bidarra-o-caminho-da-serpente-3
antonio-bidarra-o-caminho-da-serpente-2

E M O Ç Õ E S

 

E X P O S I Ç Ã O   T Á T I L.   A R T E   I N C L U S I V A.   T O Q U E,   É   A R T E !