Welwitschia Mirabilis
Artista Plástica | Ana Paula Berteotti
Exposição | Territórios Culturais
Curadoria | Eduarda Oliveira
Ouvir o áudio da Obra
Locução Joaquim Franco
A Obra
Obra da autoria de Ana Paula Berteotti, intitulada “Welwitschia Mirabilis”, com 54 centímetros de comprimento e 54 de largura, pintada a óleo sobre madeira, textura de gesso e cola e colagem de cápsulas trituradas de pinheiro.
Obra que representa uma planta rasteira única no mundo, que só existe no deserto do Namibe em Angola. Conhecida também como “polvo do deserto”, é formada por um caule lenhoso que não cresce e por uma enorme raiz de onde partem longas folhas em forma de fitas largas, que podem atingir cerca de 2 metros de comprimento. Acredita-se que pode viver mais de 1000 anos.
Sobre um fundo coberto por uma textura rugosa em tons de verde-escuro e amarelo limão, uma planta em alto relevo exibe folhas com diferentes tamanhos, em tons mesclados de verde, amarelo e laranja. Estas são feitas com rede e cartão e cobertas com gesso e cola. A raiz da planta, no centro da tela, é feita com cápsulas de pinheiros trituradas e coladas, criando uma textura rugosa a partir da qual partem as folhas.
A Artista
Ana Paula Berteotti nasceu em 1963, em Angola. O gosto pelas artes levam-na a criar obras artísticas de estilos diferentes e em variadas técnicas, onde tenta demonstrar uma identidade própria que expresse as suas vivências e origens. Considera-se autodidata, mas em busca do aperfeiçoamento e aumento do conhecimento frequentou ateliers de pintura e fez cursos de formação de pintura, desenho e escultura na Faculdade de Belas Artes do Porto.
T E R R I T Ó R I O S C U L T U R A I S
E X P O S I Ç Ã O T Á T I L. A R T E I N C L U S I V A. T O Q U E, É A R T E !