“Mulher Africana”

Mulher Africana

Artista Plástica  |  Ana Paula Berteotti

Exposição  |  Territórios Culturais

Curadoria   |   Eduarda Oliveira

Ouvir o áudio da Obra  

Locução Joaquim Franco

 

A Obra

Obra da autoria de Ana Paula Berteotti, intitulada “Mulher Africana”, com 85 centímetros de comprimento e 60 de largura, pintada a óleo sobre madeira, textura de gesso e cola e colagem de cápsulas de pinheiro. Obra concebida em homenagem à mulher angolana, não só pela sua beleza natural, mas também pelo papel relevante que representa na sociedade.

 

Ocupando a maioria da tela, o busto de uma mulher sobre um fundo com várias cores: azul, verde, amarelo e telha. A cabeça da mulher está coberta por um turbante, numa textura mais elevada, em tons de branco, cinza e castanho. O rosto, de pele castanha e olhar intenso, tem uma expressão séria. O pescoço tem como adorno um colar feito de missangas e peças pontiagudas em madeira. A mulher veste um manto que cobre apenas o seu ombro direito, em tons de amarelo e castanho, numa textura irregular, feita com pequenas cápsulas rugosas, extraídas de pinheiros.

A Artista

 

Ana Paula Berteotti nasceu em 1963, em Angola. O gosto pelas artes levam-na a criar obras artísticas de estilos diferentes e em variadas técnicas, onde tenta demonstrar uma identidade própria que expresse as suas vivências e origens. Considera-se autodidata, mas em busca do aperfeiçoamento e aumento do conhecimento frequentou ateliers de pintura e fez cursos de formação de pintura, desenho e escultura na Faculdade de Belas Artes do Porto.

“Mulher Africana”
realces-territorios-culturais-3
realces-territorios-culturais-2

T E R R I T Ó R I O S   C U L T U R A I S

 

E X P O S I Ç Ã O   T Á T I L.   A R T E   I N C L U S I V A.   T O Q U E,   É   A R T E !

mulher-africana-800×1067
welwitschia-mirabilis-800X800
pescador-800X1050
pesca-a-linha-800X1067
realces-territorios-culturais-37
o-mascarado-que-queria-ser-rei-e-rainha-800×1067
africa-de-todos-nos-800×1067
realces-territorios-culturais-19
O Quintal das Memórias
realces-territorios-culturais-60