Rainha
da Terra
Artista Plástica | Erika Jâmece
Exposição | Territórios Culturais
Curadoria | Eduarda Oliveira
Ouvir o áudio da Obra
Locução Joaquim Franco
A Obra
Obra da autoria de Erika Jâmece, intitulada “Rainha da Terra”, com 93 centímetros de comprimento e 51 de largura, com colagens de tecido plástico, busto de manequim e vagens de árvore sobre tela.
Obra que representa a mãe natureza e a força da mulher na sociedade, nomeadamente na vida social, cultural, política e religiosa, e na família, tornando-a fonte de inspiração para todos.
A tela é ocupada por um busto de manequim e está totalmente coberta por um tecido vermelho plástico, que está disposto de forma a ultrapassar os limites do quadro. O cabelo da mulher, aplicado sobre o tecido vermelho, tem tons castanhos naturais e é formado por vagens de jacarandá.
A Artista
Erika Jâmece nasceu em Luanda em 1977, tendo realizado a sua formação nos domínios das artes e da estética em diversas instituições. O seu percurso pelas artes plásticas, é muito marcado pelo empenho e progressão na descoberta, num processo de autoformação. A artista que se reparte por Angola e Portugal é conhecida em alguns círculos artísticos como a Rainha do Hongolo, que em Kimbundo significa Arco-Irís.
T E R R I T Ó R I O S C U L T U R A I S
E X P O S I Ç Ã O T Á T I L. A R T E I N C L U S I V A. T O Q U E, É A R T E !