
Viagem ao Sol
Artista Plástico | João Nuno Simões
Exposição | Emoções
Curadoria | Eduarda Oliveira
Comissário Local | Leonel Alves
Ouvir o áudio da Obra
Locução Joaquim Franco
A Obra
A obra de cerâmica da autoria de João Nuno Simões intitulada “Viagem ao Sol”, é constituída por quatro obras, “A Ovelha”, “O Jardim Barroco”, “A Floresta Encantada” e “O Jardim do Sol”, que nos transportam numa viagem imaginária pelo nosso planeta, usufruindo da sua beleza, vitalidade, complexidade e mistério.
A obra número um intitulada “A Ovelha” inicia a viagem …
Na obra número dois intitulada “O Jardim Barroco”, a ovelha depara-se com um labirinto, que uma vez percorrido a faz finalmente encontrar duas figuras geométricas, um triângulo e um círculo. O triângulo que simboliza a relação entre os três elementos vitais da natureza, o Ar, a Terra e a Água e o círculo que representa a eterna renovação dos elementos da Natureza.
Na obra número três, intitulada “A Floresta Encantada”, a viagem continua … No exterior da floresta a ovelha descobre as folhas das árvores, as suas formas e nervuras, as sementes abertas e fechadas e as várias ligações entre as folhas já secas … até que encontra o nó da corda que a vai transportar para o interior da floresta. Explora a sua superfície muito macia e indagando todas as suas vertentes regista a multiplicidade de ligações internas, simbolizando circuitos e conexões fundamentais na plasticidade cerebral. Parte em seguida para …
A obra número quatro “O Jardim do Sol”, percorre as três torres e as suas ligações encontrando a palavra Sol … e por fim toca nele!
O Artista
Formação artística em Pintura, Cerâmica e Gravura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, no Centro de Arte e Comunicação (Ar.CO) e no Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (CENCAL). Desde 1984 que realiza exposições individuais e participa em exposições coletivas.



E M O Ç Õ E S
E X P O S I Ç Ã O T Á T I L. A R T E I N C L U S I V A. T O Q U E, É A R T E !